Biomorfismo













O Biomorfismo caracteriza-se pela distorção, meramente decorativa, das formas do mundo natural, contrariando, desta forma, o Organic design, que, ao recolher informação da natureza, tenta captar a sua essência abstracta.

O Biomorfismo tem acompanhado, não só, alguns estilos do século XX, como também muitos outros estilos de períodos anteriores, como por exemplo o Barroco e o Rococó.























O final do século XIX, caracterizou-se por grandes evoluções a nível da com-preensão das ciências da natureza, assim como, a passagem para o século XX foi, também, marcada por um crescente interesse na área da botânica, expresso nas formas biomórficas que os designers adoptavam, mais especifica-mente dentro da Art Nouveau.

Os motivos biomórficos utilizados, iam desde os espiralados em forma de trepadeira, formas vegetais alongadas e assimetrias, até outras formas que sugeriam uma mistura de elementos naturalistas.

Os estilos dos anos 50 surgem frequentemente associados a estas formas kitsch, que influenciaram igualmente, outras criações, como é o caso do design de automóveis, orientado, por vezes, para formas biomórficas e orgânicas progressistas.


0 comentários:

Enviar um comentário