Biónica





















Segundo Bruno Munari, “a biónica estuda os sistemas vivos, ou assimiláveis aos vivos, e tende a descobrir processos, técnicas e novos princípios aplicáveis à tecnologia.
Examina os princípios, as características e os sistemas com transposição de matéria, com extensão de comandos, com transferência de energia e de informação. Toma-se como ponto de partida de um fenómeno natural e a partir daí pode desenvolver-se uma solução projectual.”






















Aliando a sua inteligência ou capa-cidades de raciocínio, à criatividade e inspiração directa que o meio envol-vente lhe oferece, o homem tem sobrevivido ao meio ambiente estu-dando os sistemas vivos que o compõem, de forma a descobrir novos princípios e processos de aplicação à tecnologia.































Para o domínio do design e da engenharia, a biónica, enquanto ciência que estuda os sistemas do mundo natural, com o objectivo de extrair e aplicar esses conhecimentos e sugestões na criação de sistemas artificiais, torna-se imprescindível. Estamos perante o conceito de biodesign, quando a solução para um projecto de design, é apoiada pela biónica.
































Biónica aplicada às Artes Visuais

0 comentários:

Enviar um comentário