Tipos de Estruturas I

O estudo da relação forma-espaço permite-nos distinguir quatro tipos de estrutura:














Estrutura espacial – consiste na organização do espaço ou plano de representação do espaço, de modo a receber a forma ou composição formal.

Estrutura interna – consiste na organização interna da forma, conferindo-lhe uma configuração externa e resistência, enquanto corpo tridimensional.























Estruturas naturais – são únicas e espontâneas, suportam ou originam formas naturais (animais, vegetais e minerais) e nunca se repetem do mesmo modo. Estas estruturas estão relacionadas com a sobrevivência e com as relações ambientais das espécies.

Estruturas artificias - produzidas pelo Homem, têm como referência as estruturas naturais, resultando eficazmente de estudos, cálculos e experiências que dão origem a formas artificiais estético-funcionais. Estas estruturas ajudam o Homem na resolução de problemas do seu quotidiano, (resistência, possibilidade de multiplicação ou simplesmente por razões estéticas), aperfeiçoando a nível estético, funcional, resistente e estável a estrutura final pretendida.

Tanto as estruturas naturais, como por exemplo a estrutura óssea, que suporta o corpo, como as estruturas artificiais, como é o caso das estruturas metálicas que sustentam edifícios, são constituídas por um conjunto de várias partes, não autónomas (módulos), que compõem um todo. A repetição dos módulos, segundo determinada ordem, dá origem ao padrão que, consequentemente, organiza uma estrutura modulada.



Estrutura natural aplicada à Robótica



0 comentários:

Enviar um comentário