Estrutura, Forma e Função












A palavra estrutura deriva do termo latim struere ou structura, que significa construir. Segundo Henri Laborit, citado por Faleiro & Gomes (2008, p.81), “a estrutura é um conjunto de relações existentes entre os elementos de um todo. Estruturar consiste em tentar estabelecer o conjunto dessas relações”.
A estrutura é a base formal de todas as representações, simples ou complexas, independentemente da matéria que a constitui, dos instrumentos que a executam e do espaço que a acolhe. Neste sentido, a estrutura consiste no esqueleto interno da forma bidimensional ou tridimensional, que agrupa e sustenta as formas.
Todas as formas que nos rodeiam, naturais ou artificiais, possuem uma estrutura, formada por linhas de força, visível ou não, que condiciona a forma física dos corpos. A repetição lógica de elementos representativos básicos (módulo), organizados segundo uma determinada sequência, estabelece elementos de ligação comuns, dando origem à estrutura. Estes elementos básicos, modelam o espaço interno da forma e definindo a sua configuração geral, dando a noção de consistência e unidade formal.Estruturar é, deste modo, o estabelecer de um conjunto de relações lógicas entre as partes que organizam e sustentam uma determinada forma e o seu todo.



Estrutura,  Forma e  Função - Campana Brothers at Vitra Design Museum


 

0 comentários:

Enviar um comentário