Tipos de Estruturas III

Estruturas modulares

Todos os organismos e objectos devem à sua estrutura, a consistência e funcionalidade das suas formas. No ser humano, o esqueleto constitui a sua estrutura de suporte, assim como um edifício é sustentado pelos pilares, alicerces e vigas.
A estrutura modular consiste na “organização, por repetição, de formas iguais ou similares – módulo – numa malha estrutural, que por sua vez se pode dividir em submódulos” (Lage & Dias, 2001). A estrutura originada por esta repetição, tem o nome de padrão.
As figuras geométricas que estão na base da organização das estruturas modulares são: o quadrado, o triângulo e o círculo. As malhas estruturais, construídas a partir destas três formas-base, (triângulo, quadrado e círculo), permitem organizar e estruturar a criação do padrão.
O estudo das estruturas da natureza torna-se fundamental para a criação de objectos eficientes na vida do homem, visto que as estruturas constituem o elemento essencial da determinação da forma.















A Revolução Industrial, trouxe consigo o desenvolvimento da produção em série e da estandardização, que permitiu novos sistemas de construção, caracterizados pela utilização de peças pequenas, de fácil transporte e montagem. Walter Gropius explorou em construções prefabricadas e no próprio edifício da Bauhaus, pela primeira vez, a arquitectura como sistema de construção modular.

No domínio do design industrial, a utilização das estruturas modulares permite:

- a nível funcional: atingir uma maior facilidade a nível da produção, montagem e manutenção; diversidade na utilização e variação;

- a nível económico: reduzir o tempo de fabrico, a mão-de-obra utilizada e a montagem (o que permite uma redução dos custos); produzir em série e normalizar a produção;

- a nível estético-formal: alcançar uma maior simplicidade e facilidade na criação de ritmos, etc;


Estrutura Modular 3D


0 comentários:

Enviar um comentário